Por onde começar no Mercado Digital?

Tempo de leitura: 6 minutos

De fato, começar no Mercado Digital é algo revolucionário, pois o seu negócio está no gigantesco ambiente da Internet.

Além disso, esse mercado oferece muita diversidade de conteúdo para as infinitas necessidades das pessoas.

Qualquer dúvida ou desejo, basta dar um “google” e num passe de mágica, saltam aos olhos inúmeras respostas à sua pesquisa.

Portanto, é na Internet que cada vez mais as pessoas estão passando mais tempo e consumindo online.

Desde conhecimento, produtos e serviços, diversão, cultura, tendências, aprendizado, etc…

Áreas de atuação

Decerto, essa facilidade de acesso ao público comprador, permite a você atuar em qualquer área. E com formatos diversos de produtos, físicos ou digitais.

Seja você da área de confeitaria, artesanato, música, artes, design, fitness, informática, vestuário, nutrição, gastronomia, educacional, beleza, esportes, comunicação, arquitetura, advocacia, medicina, odontologia, fisioterapia, engenharia, etc.

Enfim, sempre haverá formas inteligentes e criativas de promover seu negócio pela Internet, utilizando o Marketing Digital.

diversos profissionais querendo comecar no mercado digital
Negócio vetor criado por gstudioimagen – br.freepik.com

Perfis de negociação 

Dito isso, nota-se um oceano de oportunidades para começar negócios no mercado digital. Você pode escolher atuar de duas formas principais:⠀

📌 sendo um PRODUTOR(A): essa figura escolhe um nicho de mercado e cria produtos físicos ou produtos digitais (infoprodutos). No entanto, esses produtos devem ser bem relevantes para solucionar necessidades das pessoas que fazem partem do público alvo escolhido.

Por exemplo:

    • uma pessoa que tem habilidades com confeitaria, pode criar um curso em vídeo e oferecê-lo a quem quer aprender a fazer doces para festas de aniversário.⠀⠀
    • uma pessoa que tem experiência em fotografia, pode criar um guia completo e oferecê-lo a quem quer aprender a tirar fotos de casamento.⠀

 

📌 ou como um AFILIADO(A): essa figura escolhe um nicho do mercado e divulga produtos ou infoprodutos de outras pessoas ou empresas (que são os Produtores) e que atuam nesse nicho escolhido. Quando as vendas acontecem, esse trabalho é remunerado por comissões.

Por exemplo:

    • uma pessoa afilia-se ao curso de confeitaria acima e passa a fazer o trabalho de divulgação, focando nas vendas para o público de interessados em doces de aniversário,
    • uma pessoa afilia-se ao guia de fotografia acima e passa a fazer o trabalho de divulgação, focando nas vendas para o público de interessados em tirar fotos de casamento.

Com o propósito de total transparência, a relação entre Produtores e Afiliados é gerenciada através de plataformas digitais especializadas.

Essas plataformas são muito confiáveis para este modelo de negócio. Todo o ambiente de negociação e controle de dados é automatizado, seguro e eficiente.

Em outro artigo, falo com mais detalhes sobre as 👉 Plataformas de Afiliados 👈, para que você possa conhecê-las melhor.

aperto de maos em negociacao do mercado digital
Fundo vetor criado por pikisuperstar – br.freepik.com

Estratégias do mercado digital

A saber, o principal pilar para estruturar um negócio online, é o Marketing Digital.

Independente de sua escolha de atuação, é vital entender como apresentar o seu trabalho para o público alvo no ambiente online. Dessa forma, você conduzirá seu projeto para que tudo funcione bem.

Em outras palavras, o Marketing Digital é o fio condutor da sua comunicação com o mercado na Internet.

Através desse fio, sua audiência aprenderá com você, confiará em seus conhecimentos e será fiel ao seu conteúdo e às suas ofertas.

Em resumo, o que esse fio conduz?

  • artigos em blog
  • postagens em redes sociais
  • canais de vídeos e podcasts
  • discussões em grupos e comunidades
  • palestras virtuais (webinários)
  • anúncios na Internet (Google, Facebook, etc.)
  • comunicação por email
  • lives e stories
  • ebooks

Sem dúvida, essas estratégias te geram autoridade ao compartilhar o seu conhecimento. Além de entregar valor para as necessidades do seu público alvo.

🙃 Mas, calma, rsrs!

Nem pense que é algo complicado, pois basta aprender do jeito certo e traduzir tudo isso em prática simples e rotineira.

Uma vez aplicando as estratégias certas para começar no mercado digital, você estará se dando a oportunidade de alavancar seus resultados. E ainda, fidelizar clientes de forma perene.⠀

Ofertas inteligentes de venda

Sabe aquele vendedor insistente e inconveniente que existe no mundo offline? Certamente, todo mundo já conheceu um ou uns, rsrs. É forçado e desagradável, não é?

Você pode estar dizendo, “não quero ser vendedor(a) do meu negócio, nem sei vender!”.

Entretanto, no mundo online vender é bem diferente. É feito de forma natural, otimizada e inteligente.

Já que tudo acontece dentro de um contexto. Bem como, é um encontro de objetivos dentro do ambiente da Internet.

Você tem seu produto ou serviço para oferecer. E o seu público está procurando nos navegadores de pesquisa, exatamente o que você tem.

Contudo, entre as duas partes existe uma tela, um botão para clicar e confiança a ser conquistada.

Nesse momento, você passa a oferecer conteúdo informativo para essa audiência. Jamais faz ofertas de venda na abordagem inicial. Apenas atrai a atenção.

Primeiramente, você oferece informação de qualidade através de seus conteúdos. Lembre-se que este é o público certo que está buscando pelo seu assunto. Ele quer entender e comparar, antes de decidir comprar.

Ou seja, de início você se apresenta para ajudar e esclarecer. Depois de conquistar confiança, começa a lançar ofertas e aí as vendas acontecem (naturalmente!).

Sacou? É semear para colher.

pessoas pesquisando na internet
Negócio vetor criado por pikisuperstar – br.freepik.com

A jornada pelo mercado digital 

Me lembro quando eu estava buscando (e ainda busco!) aprofundar conhecimentos sobre como começar no mercado digital. Passava horas e horas pesquisando pela Internet, todos os dias.

Com efeito, encontrava bons conteúdos em texto, vídeos excelentes, postagens geniais e ebooks incríveis. Tudo isso me orientava, ensinava e tirava minhas dúvidas.

Seria improvável ter esse acesso no mundo offline, percebe?

E a cada pessoa com quem aprendi, bebi na fonte de seus conhecimentos e passei a confiar. Além disso, me tornei consumidora fiel de seus conteúdos e integrante de suas comunidades.

Por fim, adivinhe só: comprei cursos e materiais avançados deles!

Era exatamente o que eu precisava e havia encontrado. É uma evolução natural que acontece na relação.

É aqui onde se encontra a riqueza do mercado digital. Suas vendas estão inseridas num contexto que prioriza beneficiar seu público alvo, antes de vender.

Dessa forma você o ajuda a resolver suas dores e gera fidelização.

Até que ele finalmente passa a consumir suas ofertas, porque já confia em você e quer continuar te acompanhando.

Seu cliente tenderá a comprar de quem o ajudou de forma legítima, a esclarecer dúvidas e resolver problemas.

Se seu concorrente não faz esse trabalho, ele estará fora do radar do seu cliente.

Vale dizer que este é o novo perfil de consumidor, consome informação primeiro, compra depois. Graças ao mundo online.

Bom para o consumidor, bom para seu negócio online.

Um carinhoso abraço,

assinatura da autora do blog